Mês da Bíblia – Setembro/2020
Livro do Deuteronômio
Lema: “Abre a tua mão para teu irmão” (Dt 15,11)
4º. Encontro –Texto preparatório: O Senhor irá à sua frente! Sede fortes e corajosos!
*** Live dia 28/09 segunda – feira as 19h pelo @paroquiamariaserva ***
Leitura – Dt 31,1-13
- Reflexão do texto Dt 31,1-13 é extraído das últimas palavras de Moisés, antes de sua morte (Dt 31-34).
- Nestes últimos capítulos, também chamados de testamento de Moisés, há doze discursos que são dirigidos: a Israel, a Josué, aos sacerdotes levitas, aos anciãos e a Moisés.
- Temas principais: a terra, a lei, a aliança, a arca, a manifestação de Deus (teofania), a guerra santa, a missão de Josué (sucessor de Moisés) e os cânticos de Moises, que revelam a fidelidade a Deus, apesar da infidelidade do povo.
- É relatada a missão confiada a Josué de guiar o povo para tomar posse da terra de Canaã e distribuir os territórios entre as tribos de Israel. Essa nova missão é comunicada a Josué por Moisés, que afirma ser essa a vontade de Deus (Dt 31,1-2).
- Moisés intercede por si mesmo, pede a Deus que lhe permita entrar e tomar posse da Terra Prometida. Deus confirma que Josué, representando as novas gerações, será quem tomará posse da terra.
- Cabe a Moisés entregar o comando a Josué e incentivá-lo a assumir a missão.
- Essa tentação pode ser também a nossa, quando dificultamos que novas lideranças surjam e assumam uma missão que, até então, nos foi confiada.
- Moisés continua o discurso afirmando que a conquista da terra não depende dos líderes, mas da ação divina. (Dt 31,3-6).
- Ao povo cabe ter coragem de se deixar conduzir por Deus. Ter fé, Ele nunca os abandonará.
- Moisés entrega a missão a Josué, diante de todo o povo (Dt,31,7-8) e dá as instruções referentes ao Livro da Lei e à necessidade de sua leitura (Dt, 31,9-13).
- O livro é entregue aos levitas (sacerdotes) e aos anciãos, com a missão:
- De guardá-lo, de garantir sua pratica e de conservar a fidelidade do povo à Aliança. Recebem também a missão de lê-lo a cada sete anos, na festa das tendas, no ano da remissão das dívidas, numa cerimônia de renovação da aliança (Dt, 31,10-11), para que seu conteúdo seja conhecido por todos, a começar pelas crianças.
- Os adultos, além de escutá-lo, deverão aprender as leis descritas no livro, temê-las e cumpri-las.
- Os anciãos e os escribas serão convocados para serem testemunhas da palavra de Moisés e serão responsabilizados, se o povo abandonar seu compromisso com o Senhor (Dt 31,24-29).
Reze um Pai Nosso e repita o versículo 6: “Sede fortes e corajosos!
Não temais, nem fiqueis aterrorizados diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai conosco!
Ele nunca vos deixará, jamais vos abandonará!” (Dt 31,6).
Material extraído do fascículo do Serviço de Animação Bíblica – Mês da Bíblia 2020 – SAB – Paulinas
Publicação: Pascom/Pastoral da Comunicação E Equipe Setorial