?º. D?????? ?? ?á???? ?? ??,?-?? “?? ??? ? ?????: ?? ????é? ????? ??? ???, ??rá ?????”.
.
No decorrer do Tempo Pascal, gradativamente iremos compreendendo melhor a dinâmica do seguimento a Cristo.
Neste 4º. domingo da Páscoa é o domingo do Bom Pastor.
Ouvindo a voz do Bom Pastor, sentimo-nos seguros e sabemos que Ele está por perto e nos protege. Abramos nossos ouvidos para escutar sua voz.
Jesus se apresenta como a porta das ovelhas. A única que dá acesso ao Pai. Jesus diz: “Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo”. Esta porta grande e aberta e favorece a circulação com toda a liberdade Jesus é uma Porta grande e aberta que favorece a circulação com toda a liberdade.
Entrar por essa Porta é o mesmo que “aproximar-nos d’Ele”, “escutar sua voz”, “identificar-nos com Ele”. É uma relação de intimidade, de confiança recíproca, de amor e de liberdade. Passar pela Porta implica também desvelar nossa verdadeira identidade enquanto “portas abertas”.
Somos ovelhas dóceis, obedientes, silenciosas e que cegamente confiam na voz do pastor, uma vez que sabemos que o pastor dará a vida pela nossa salvação?
Cuidamos uns dos outros, protegendo e, ao mesmo tempo, sendo protegidos?
Diante do avanço da covid-19, sustentai, fortalecei a cada um de nós e concedei-nos que, passando por esta provação, possamos reencontrar o caminho da paz.
Caminhemos com olhos fixos em Jesus e que saibamos discernir, diante de tantas portas que temos atrás de nós, junto a nós e diante de nós, qual deve ser nosso proceder.
O projeto do bom pastor é muito claro, objetivo e exigente: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Seguir o bom pastor é dar continuidade a esse projeto; é tornar vivo o sonho de Deus para todos. Assim, cabe-nos aceitar o desafio de ser conduzidos por Jesus: O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.
Texto: Colaboração da Maria Ilda Mendonça / Pedagoga / Membro da Pascom – Pastoral da Comunicação / Coordenadora do Terço da Praça Coreto Setor III Nossa Senhora da Visitação / Formação Bíblia em Comunidade pelas Paulinas / FAJE Faculdade Jesuíta.